Tenha mais controle sobre suas vendas: organize um fluxo de caixa

Criar rotinas financeiras não é uma tarefa fácil. Principalmente, para quem precisa organizar seus recebimentos frente a muitas variáveis. Esse é o caso das sacoleiras que para terem saúde financeira precisarão adequar suas contas as de suas clientes.

Cheque, dinheiro à vista, prazos de 30 e 60 dias para recebimento. Uma lista de pagamentos parcelados em vários lugares, anotações de troca e ainda o controle das despesas. Fornecedor, combustível, alimentação em alguns casos. Todas variáveis comuns a um negócio. Organização é a palavra fundamental para manter tudo em dia e garantir um saldo positivo ao final.

vida-financeiraA Usamais traz algumas dicas que poderá contribuir para sua organização financeira. A elaboração de uma planilha de Fluxo de Caixa pode ser simples e garantir uma visão geral de como estão suas vendas.

O fluxo de caixa deve ser preenchido diariamente. Registre separadamente as entradas e saídas previstas e efetivas, discriminando a origem das receitas e o destino das despesas. Nas entradas de caixa, coloque as diversas formas de recebimento, como dinheiro, cheque pré-datado e outras. Nas saídas, leve em conta itens como pagamentos a fornecedores, salário (se estiver estipulado um), pagamento de outros serviços, despesas com veículos e material de escritório. Isso permite controlar cada centavo gasto, assim como tudo o que entra no caixa.

Com dados em mãos será possível avaliar seus resultados. Além disso, controlar a inadimplência de seus clientes também será mais fácil com a tabela em mãos. Afinal, além de controlar o saldo do mês o Fluxo de Caixa permite fazer projeções. O indicado é trabalhar sempre com contas a receber e a pagar dos próximos três meses. Dessa forma será possível controlar as mudanças do mercado ou a queda nas vendas por exemplo.

Hoje há na internet vários modelos de planilhas. Grande parte já está organizada e com a estruturação de cálculos montadas, precisando apenas ser editada conforme suas necessidades. Como uma ferramenta auxiliar aos negócios, a Usamais recomenda seu uso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *